sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sangre*


Um filme experimental, acessível para quem busca o cinema tal como ele é, sem tanta parafernália hollywoodiana. Assim o cineasta Amat Escalante definiu ‘Sangre’, seu primeiro longa-metragem, de 2005, vencedor do Prêmio da FIPRESCI (Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica), em Cannes, e que o CCBB, através da Mostra Zona Livre, traz com exclusividade para o Brasil.

Considerado por alguns como integrante de “um novo cinema mexicano” Escalante (http://en.wikipedia.org/wiki/Amat_Escalante) preferiu utilizar apenas atores amadores, em busca de um efeito mais próximo da realidade. Cirilo Recio, que interpreta o personagem principal Diego, foi descoberto pelo diretor na rua de sua casa: Ambos são vizinhos em Guanajuato, no México, cidade que serviu também de locação para a película. Esse tom intimista permeou todo o processo de rodagem de ‘Sangre’, que durou quatro semanas ao todo e envolveu apenas dez pessoas.

Além disso, trata-se de mais uma parceria entre Escalante e Carlos Reygadas (http://www.imdb.com/name/nm1196161/), produtor do filme e diretor de cinema. Em ‘Batalla em el cielo’, longa-metragem de 2005 dirigido por Reygadas, Amat Escalante havia trabalhado como seu assistente, após troca de e-mails entre os dois. Anos antes, tendo assistido ao filme ‘Japón’, de 2003, também dirigido por Reygadas, o seu futuro colega de trabalho resolveu lhe escrever, falando de seus gostos em comum e de seus projetos. Apesar das comparações entre os dois, Escalante afirma que ambos utilizam formas velhas, e cita Michael Haneke como uma grande influência.

Em ‘Sangre’ (http://www.mantarraya.com/index.php/fuseaction/site.movie/movID/4/lg/en/), é contada a história de um casal da classe média mexicana. Diego trabalha como guarda em um prédio do governo, enquanto sua esposa, Blanca, trabalha em uma pizzaria. O cotidiano deles é bastante tedioso, baseado em assistir tv, fazer sexo discutir, até que a filha de Diego, Karina, surge para transformar suas vidas. Através da fotografia excelente e de um recorte de cenas bastante pessoal, o filme consegue capturar o espectador por todo o desenrolar da trama, que toma novo fôlego conforme Diego vai perdendo o controle da situação.

Lançado em 11 de maio de 2005, na mostra “Um Certo Olhar” (Um Certain Regard), dentro do Festival de Cannes, ‘Sangre’ recebeu o Prêmio FIPRESCI, seção paralela mais importante dentro do festival francês. Escalante reconhece que o filme é bastante pessoal, considerando-o “um melodrama sem drama”. Mesmo sem jamais ter estudado cinema, o diretor soube desde criança que essa é a sua grande vocação, apesar das dificuldades enfrentadas por ele em um lugar pobre como sua cidade natal, Guanajuato. “É assim em todas as áreas, e buscar oportunidades é nosso trabalho”, conforma-se Escalante.

‘Sangre’ foi filmado em 16mm, com uma câmera Aaton XTR Prod, e teve um orçamento baixíssimo, estimado em U$270.000. Atualmente, o diretor Amat Escalante está filmando um curta-metragem, o sucessor de seu último longa ‘Los Bastardos’, de 2008, que fará parte de uma coletânea de curtas, intitulada ‘Revolución’. São dez filmes de dez diretores diversos, entre eles o ator Gael García Bernal, que analisam o que é a revolução nos dias de hoje, e o que ela significa para os jovens mexicanos.


Filmografia do diretor:
2002 – Amarrados (15 min.)
2005 – Sangre
2008 – Los Bastardos (90 min.): 24 horas nas vidas de Fausto e Jesus, dois mexicanos que trabalham ilegalmente em Los Angeles. Cada dia um novo serviço, cada dia a mesma pressão para conseguir dinheiro. A rotina deles é quase sempre a mesma, ficar na esquina da Home Improvement Store esperando por trabalho. Mas hoje, o serviço que eles arranjaram é bem remunerado se comparado com o efetivo usual. Hoje, Jesus carrega uma arma dentro de sua mochila.

Prêmios:
Cannes Film Festival – 2005
Prêmio FIPRESCI Por ‘Sangre’

Thessaloniki Film Festival – 2005
Alexander de Prata Por ‘Sangre’

Mexico City International Contemporary Film Festival – 2006
Prêmio de Primeiro Filme Por ‘Sangre’

Bratislava International Film Festival – 2006
Prêmio de Melhor Diretor Por ‘Sangre’

Bratislava International Film Festival – 2008
Prêmio de Melhor Diretor e Prêmio do Júri Estudante Por ‘Los Bastardos’

Mar del Plata Film Festival – 2008
Prêmio de Melhor Filme Íbero-Americano Por ‘Los Bastardos’

Morelia International Film Festival – 2008
Competicão Feature Film Por ‘Los Bastardos’

Sitges – Catalonian International Film Festival – 2008
Prêmio New Visions Por ‘Los Bastardos’

Ficha técnica:
Sangre
México/França - 2005 - 90 min – Drama – Cor - Espanhol

Elenco:
Cirilo Recio Dávila – Diego
Claudia Orozco – Karina
Martha Preciado – Martita
Laura Saldaña Quintero - Blanca


*Release para a Mostra de Cinema Zona Livre 2010, no CCBB-RJ

Nenhum comentário: