quinta-feira, 27 de maio de 2010

Daytime Drinking*


'Daytime Drinking' é um longa-metragem sul-coreano de 2008, dirigido por Young-Seok NOH, que estreou no Jeonju International Film Festival, em Seul, no dia 3 de maio. Muitas vezes comparado a “Stranger than paradise” e “Sideways – Entre umas e outras”, o filme se diferencia, no entanto, por suas características ligadas à cultura oriental. Sua narrativa é cheia de trocadilhos, sob a forma de palavras repetidas e com um senso de humor bastante aguçado.

A ideia para o filme surgiu de alguns questionamentos simples sobre viagens e o que elas podem trazer de soluções pra problemas, bem como acarretar alguns a mais. Sob essa perspectiva, somada a uma frustração amorosa, tão típica, surge o fator “álcool”, que parece estar sempre presente quando se tem em mente encontrar pessoas, relaxar, abrir a mente – situações vividas ou esperadas quando se faz uma viagem. A questão principal, porém, é: E se as coisas fogem do controle? Na Coréia, acredita-se que beber durante o período do dia causa efeitos muito mais fortes do que durante a noite. Arrependimentos e outras sensações perturbadoras podem vir junto quando se acorda após um porre, porém esses são sentimentos bastante comuns a qualquer ser humano. Assim é o personagem central de Daytime Drinking, um homem que talvez pareça simpático e que talvez esteja jogado à sua própria sorte.

Após terminar seu namoro, Hyuk-Jin (Sam-dong Somg) vai a um bar com alguns amigos tentar esquecer sua desilusão. Algumas horas mais tarde, totalmente alcoolizados, eles combinam de fazer uma viagem para o campo, em uma pequena cidade chamada Jeongseon, na província de Gangwon-do. No dia seguinte, porém, os amigos de Hyuk estão com uma ressaca tão forte que não aparecem ao local combinado, e ele resolve entrar sozinho no ônibus que o levará a seu destino. Lá, ele descobre que está não apenas distante de seus amigos, mas de qualquer sinal de vida comum. As lojas estão fechadas, não há turistas por perto, a praia está congelantee seu celular se encontra sem sinal.

Sem poder retornar, seu caminho acaba tomando diversas direções inesperadas, e o que era pra ser uma jornada de oportunidades e superação acaba se transformando em uma estranha experiência. Ao ser convidado por um casal para acompanhá-los em alguns drinques, Hyunk embarca, sem saber, num emaranhado de situações bizarras, e o que parecia apenas uma grande ressaca acaba se transformando numa verdadeira maratona alcoólica.

Em julho de 2009, a FUNImation Entertainment anunciou que havia adquirido os direitos para distribuir o filme na América do Norte.


Sobre o diretor:
Nascido em 1976 em Seul, na Coréia do Sul, Young-Seok Noh estreou no cinema com Daytime Drinking. Além de assinar a direção do filme, ele também assumiu os papéis de roteirista, diretor de fotografia, produtor, editor, compositor, designer de produção e ator. Com todas essas funções, Noh aparece no cenário cinematográfico asiático como uma grande revelação, e um futuro promissor, distanciando-se largamente de seu passado, quando frequentava a Seoul National University para cursar Arte cerâmica.

Após conquistar a audiência e crítica sul-coreana com sua divertida e realística percepção de momentos simples, o diretor levou seu Daytime Drinking para diversos festivais ao redor do mundo, incluindo os prestigiosos Toronto e Locarno.

Regras sul-coreanas para beber:
Na Coréia do Sul, o ato de ingerir bebidas alcoólicas vem cercado de rituais estabelecidos que, conforme mostrado em Daytime Drinkng, podem ser extremamente divertidos assim como um pouco problemáticos. Apesar do ar um tanto quanto formal dessa tradição, o personagem principal do filme, Hyuk-jin, pode ser visto como um cidadão coreano comum bebendo em qualquer bar. Porém, se ele se encontra em algum restaurante ou outro estabelecimento mais refinado, essas regras devem ser respeitadas. Veja, resumidamente, as 9 regras para beber na Coréia do Sul.

REGRA 1 – “SOJU” – BEBIDA TÍPICA NACIONAL
REGRA 2 – O “ESPÍRITO DE BEBER”
REGRA 3 – NUNCA DERRUBE O PRIMEIRO COPO
REGRA 4 – RESPEITE OS MAIS VELHOS
REGRA 5 – NUNCA DEIXE O COPO DO SEU AMIGO VAZIO
REGRA 6 – A ARTE DE SERVIR
REGRA 7 – O COPO VAZIO
REGRA 8 – MANTENHA O CONTROLE!
REGRA 9 – QUANDO TODAS AS OUTRAS REGRAS FALHAREM – ESQUEÇA!

Créditos
· Director, Writer, Producer, Cinematographer, Production Designer, Editor, Sound, Composer: NOH Young-Seok (primeiro filme)
· Produção: StONEwork, cantarias
· Representantes de Vendas: Eleven Arts

Elenco
· SONG Sam-dong as Hyeok-jin (Go Go 70)
· YOOK Sang-yeob as Ki-sang (Hand Phone)
· KIM Kang-hee as Next-door woman (Roommates, 4 Horror Tales)
· Lee Ran-hee as Ran-hee (Welcome to Dongmakgol)
· SHIN Un-Seop · TAK Seoung-jun

Festivais
· Jeonju International Film Festival 2008
· Locarno International Film Festival 2008
· Toronto International Film Festival 2008
· Vessoul Asian Film Festival 2009
· Asian Hot Shots Berlin 2009
· International Film Festival Rotterdam 2009
· SXSW Film Festival 2009 SXSW Film Festival 2009
· Hong Kong International Film Festival 2009
· Wisconsin Film Festival 2009
· Singapore International Film Festival 2009
· Fantasia Festival 2009
· Seattle Film Festival 2009

Prêmios
· JJ-Star Award / Audience Award Critics '- Jeonju International Film Festival
· Special Mention of the Jury / NETPAC Award - Locarno International Film Festival 2008
· INALCO Jury Award - Vessoul Asian Film Festival 2009

Especificações técnicas
· Título Original: Naj sul
· País de Origem: Coréia do Sul
· Duração: 116 minutos
· Formato: 35mm
· Cor


* Release para a Mostra de Cinema Zona Livre 2010, no CCBB-RJ

Nenhum comentário: