sábado, 22 de maio de 2010

Stingray Sam*



USA / 2009 / 60 min / p&b e cor

Técnicas de Captação
Principal Formato: HD - 4:3

“Stingray Sam dispensa muitas apresentações. Criado sob influência direta do custume que criou-se de ver filmes no youtube divididos em trechos de 10 minutos, e em ipods e suas pequenas janelas, relacionado diretamente com a continuidade da existência do 35mm, Cory McAbee consegue dar um grande passo à frente nesse seu segundo longa metragem, perseguindo e aprimorando suas valências e surpreendentes habilidades que demonstrou no seu filme anterior (leia sobre American Astronaut), mas se reinventando de maneira muito sagaz, inclusive sobre o próprio fato de fazer ficção científica, criando um dos filmes mais relevantes dessa mostra, na nossa opinião. Stingray Sam foi lançado em 35mm no importantíssimo festival de Sundance nos EUA, mas tem sua distribuição feita simultaneamente, não só por outros renomados festivais internacionais e salas de cinema, mas também para download no site oficial do filme, sendo disponível inclusive em formato para ipods, contendo junto um interessante material adicional sobre o filme com fotos, trilha sonora, making of e etc. Como foi dito antes, a última obra de McAbee dispensa muitas palavras de apresentação. Todas essas informações não seriam relevantes se ele não conseguisse transcender toda essa originalidade de suas idéias e criar um filme que fale por si mesmo. Para nós, ele conseguiu.” - CURADORIA

O filme é um western-espacial envolvendo dois personagens principais, Stingray Sam e seu cúmplice Quasar Kid, na tentativa de salvar uma garota, seqüestrada em um planeta muito rico. Com uma trilha sonora acachapante produzida pelo The Billy Nayer Show, banda do diretor Cory McAbee (http://www.corymcabee.com), é uma espécie de seqüência ainda mais radical do que McAbee vinha explorando em seu filme antecessor, American Astronaut. Inédito no Rio de Janeiro, essa é mais uma atração que a Mostra Zona Livre traz ao CCBB.

Para esse novo projeto, o diretor usou como inspiração a idéia de trabalhar com uma tela pequena, algo que surgiu a partir de um convite feito a ele pelo Sundance Festival, para que criasse um filme curto disponibilizado para telefones celulares. Dessa nova tecnologia audiovisual, surgiu “Reno”, escrito, produzido, dirigido e interpretado por McAbee em 2007, e que contou com a trilha sonora também executada pelo The Billy Nayer Show. Reno utiliza-se de técnicas como colagens e fotografias still, tiradas com uma pequena câmera digital (Nikon Coolpix 3100) e tratadas em Photoshop, juntamente com algumas cenas filmadas com uma Sony HDV 1ZU.

Desenvolvido para ser visto em qualquer tipo de tela, desde um celular até a de uma sala de cinema, Stingray Sam também foi escrito por McAbee, e conta com ele ainda no papel do protagonista. Após estrear em Sundance em 20 de janeiro de 2009, o longa percorreu alguns festivais como o Imagine, Sci-Fi London, Brooklyn International, Austian Fantastci Fest, Oslo International e Oxford Film Festival.

Através de sua narrativa musical, intercalada entre cenas em preto-e-branco e coloridas, o diretor retrata uma parte da cultura norte-americana de maneira inovadora, com cowboys que dançam, numa espécie de ficção-científica com caráter social, embalado por rock n’ roll e um grande senso de humor. Aliás, essa união entre trilha sonora e película, trabalhada anteriormente por McAbee em American Astronaut, acaba ganhando um tratamento ainda mais especial, de maneira tão integrada que o futurismo retratado em Stingray Sam só poderia ser enxergado corretamente através de suas danças e estética musical.

A história de Stingray Sam é desenvolvida através de episódios, como se fosse uma série, com uma música específica para cada um deles.

Episódio 1: Factory Fugitives
Episódio 2: The Forbidden Chromosome
Episódio 3: The Famous Carpenter
Episódio 4: Corporate Mascot Rehabilitation Program
Episódio 5: Shake Your Shackles
Episódio 6: Heart of a Stingray

O resgate de uma garotinha, filha de um carpinteiro famoso (na realidade do filme, para ser famoso, basta ser bom no que se faz, incluindo um carpinteiro), é o cerne da trama, recheada de tiradas e diálogos engraçados e paródias. Tudo isso com um senso de bom gosto absolutamente na medida.

Fã de Dennis Potter, todos os filmes de McAbee podem ser considerados como parte do gênero “musical”, porém não da maneira convencional. Essa é a maneira que o cineasta achou para desenvolver seu interesse por música e cinema de forma ímpar, diferente daquilo que ele conhecia e se interessava como espectador. Não há a necessidade de a música estar diretamente relacionada com aquilo que acontece em cena, por exemplo. “Em meus filmes, eu quero que as músicas reflitam mais a personalidade de quem está cantando, ao invés daquilo que eles estão fazendo”, diz McAbee.

Desenvolvido para ser visto a qualquer hora do dia e em qualquer circunstância (dentro do carro, na cama, numa sala de aula e até numa sala de cinema), e com um formato narrativo seqüencial, porém fragmentado, Stingray Sam pode trazer uma nova reflexão a cada vez que você o assiste, e pode ser também apreciado em partes, sem perder seu sentido. Diante daquilo que as novas tecnologias nos oferecem, McAbee surge com uma obra inovadora e ao mesmo tempo brilhante, revistando conceitos e imagens populares com maestria.

Elenco

Ron Crawford – Old Scientist
Crugie – Quasar Kid
Maura Ruth Hashman – Heaven
David Hyde Pierce – Narrador (voz)
Jessica Jelliffe – The Clerk
Robert Lurie – Cubby
Cory McAbee – Stingray Sam
Willa Vy McAbee – Girl The Carpenter’s Daughter
Caleb Scott – The Artist
Soren Scott – Ed
Frank Stewart - Barnaby
Joshua Taylor – Fredward
Michael Wiener – Smarmy Scientist

Equipe

Empresa Produtora: BNS Productions
Direção: Cory McAbee
Diretor de Fotografia: Scott Miller
Edição de Som: Karl Derfler
Montador / editor: Andrew Blackwell
Produção: Becky Glupczynski & Bobby Lurie
Roteirista: Cory McAbee
Trilha sonora original : The Billy Nayer Show

*Release para a Mostra de Cinema Zona Livre 2010, no CCBB-RJ

Nenhum comentário: