sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ex Drummer*



Uma banda de rock composta por três punks aleijados e um baterista manipulador. Eis o motim principal de ‘Ex drummer’, filme belga dirigido e adaptado por Koen Mortier, que causa comoção e choque por onde quer que passe, seja nas salas de exibição ou até mesmo na internet, e que será apresentado pela Mostra Zona Livre no CCBB, no Rio de Janeiro.

O filme (http://en.wikipedia.org/wiki/Ex_Drummer) conta a história de músicos fracassados que, apesar da idade já meio avançada e de suas deficiências, ainda perseguem o sonho de se tornar rock stars. Por razões pouco coerentes, eles convidam um famoso escritor, Dries, para se juntar a eles numa banda. Mesmo não levando fé naquele trio formado por um baixista de braço paralisado, um guitarrista semi surdo e um vocalista com a língua presa, o sujeito aceita o convite para a disputa de um festival de rock local, dando início a uma relação perturbada, envolta em sexo, violência e distúrbios familiares.

Baseado no romance homônimo do belga Herman Brusselmans (http://en.wikipedia.org/wiki/Herman_Brusselmans), ‘Ex drummer’ vai fundo na experimentação visual e técnica. O desenrolar da trama é impactante até para os espectadores mais acostumados com esse tipo de narrativa, e mostra, tendo como cenário uma Bélgica até então pouco vista nas telas, a fragilidade humana de uma maneira crua e universal. Alguns comparam o filme ao clássico ‘Trainspotting’ por seu teor perturbador e temática, mas não espere que a aura politicamente incorreta que o envolve apareça de forma gratuita. Mortier está mais preocupado em transpor para a tela uma história por si só caótica e complexa sem se preocupar com a forma que o público e a crítica irão recebê-la. Se a idéia é fazer comparações, pode-se dizer que o resultado final é o ‘Trainspotting’ que sofreu um estupro.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=USA2E06eLj4

Em seu primeiro longa-metragem como diretor, Koen Mortier conseguiu grande visibilidade internacional, principalmente em festivais importantes como o de Toronto, Sundance, Rotterdam, Kiev e Edinburgh, onde o filme foi exibido. Foram 4 prêmios conquistados, entre eles o de melhor estreia no Montreal Festival Fantasia, no Raindance e no Fant-Asia Film Festival, e prêmio especial do júri no Warsaw International Film Festival. Atualmente, Mortier está em fase de pré-produção do seu segundo longa, mais uma vez com roteiro adaptado por ele de um romance, intitulado ‘Haunted’.

Lançado primeiramente na Bélgica em 31 de janeiro de 2007, o filme também é conhecido pelo título “My way is the highway”. As locações utilizadas ficam em Middelkerke e Ostend, ambas cidades belgas. ‘Ex drummer’ foi todo gravado em 35mm. Segundo a curadoria da Mostra Zona Livre, o universo que o filme possui não é nem um pouco convidativo e sua corrosividade consegue ser sarcástica suficiente, e com muita habilidade, sobre muitos dogmas do cinema atual, inclusive mandando para bem longe qualquer diplomacia.

De acordo com o The Guardian (http://www.guardian.co.uk/theguardian), “há uma energia escura de humor absurdo, e você se sente como se precisasse de um belo banho após assisti-lo”. Confira mais detalhes no site oficial do filme: www.exdrummer.com

Filmografia do diretor:

1995 – Ana Temnei (9 min.)

1997 – A Hard Day’s Work (13 min.)

Prêmios:

Brussels International Film Festival - 1997

Prêmio SABAM

Por ‘A Hard Day’s Work’

Sarajevo Film Festival - 1997

Prêmio da Audiência

Por ‘A Hard Day’s Work’

Uruguay International Film Festival - 1997

Prêmio Especial do Júri

Por ‘A Hard Day’s Work’

Montreal Festival Fantasia - 2007

Prêmio de Melhor Estreia

Por ‘Ex Drummer’

Raindance Film Festival - 2007

Prêmio do Júri

Por ‘Ex Drummer’

Warsaw Internacional Film Festival - 2007

Prêmio Especial do Júri

Por ‘Ex Drummer’

Fant-Asia Film Festival - 2008

Prêmio do Júri

Por ‘Ex Drummer’

Ficha técnica:

Ex Drummer

Bélgica – 2007 – 100 min – Comédia/Drama – Cor – Holandês/Flamengo


*Release para a Mostra de Cinema Zona Livre 2010, no CCBB-RJ

Nenhum comentário: