sábado, 22 de maio de 2010

Instrument*

Reino Unido, 115 min, 1998, Documentário, cor e p&b

“Um diretor/filmmaker extremamente talentoso com inúmeros filmes de inúmeras bitolas em sua história ao lado de uma das bandas mais importante do punk|hardcore mundial. O afegão radicado nos EUA, Jem Cohem e os músicos do Fugazi se unem nesse longa para mostrar 10 anos da história da banda de Washigton DC. Repleta de fantásticas imagens de arquivo que o diretor capturou e obteve de uma das mais instigantes épocas do quarteto liderado por Ian Mackey, o filme constrói uma narrativa extremamente fiel à essência da banda, proporcionando uma vivência única aos que o assistem, remetendo diretamente ao que deveria ser um show deles ao vivo. Para àquelas não tão, ou nem um pouco, fãs de Fugazi, fica a dica: Uma grande oportunidade de proporcionar-se uma legítima experiência sobre a busca de fazer-se uma música honesta, verdadeira para àquelas que a fazem e livre de pretensões financeiras e midiáticas, fato que podemos relacionar diretamente ao cinema de Jem Cohem, exemplificado com este seu longa metragem.” – Davi Pretto e Bruno Carboni, curadores da Zona Livre

Parte da trajetória de uma das bandas mais importantes do rock independente no mundo todo é mostrada através do olhar do renomado e inspiradíssimo cineasta Jem Cohen. “Instrument”, um documentário musical que não parece ser um documentário e que pode ser visto até por alguém que jamais ouviu falar na banda Fugazi, pois é um filme que trata, antes de tudo, de artistas em desenvolvimento e sua relação verdadeiramente carinhosa com o seu público. Essa é a atração que o Cine EsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) e o Centro Cultural Banco do Brasil trazem ao Rio de Janeiro, na Zona Livre – Mostra Internacional de Cinema.

Tratar de uma banda de rock considerada “engajada” socialmente, com um passado punk e um público fiel ao extremo é uma tarefa um tanto quanto complicada, ainda mais quando a intenção é mostra-la nua e crua, em ação. Mas o filme consegue mostrar coisas que pouca gente conhecia no Fugazi: o senso de humor e o lado sentimental deles. Mais do que uma performance ao vivo cheia de energia e garotos de cabeças raspadas, amontoados e suando juntos, Instrument trata de arte, de música e relacionamentos humanos, mas de uma maneira que apenas o diretor Cohen e os membros da banda conseguiriam fazer.

Para as gravações do documentário, foram utilizados filmes de em 16 mm, super-8 e vídeo, além de alguns materiais de arquivo. A idéia era captar a banda não apenas executando suas músicas, mas também criando, seja em estúdio, hotel, entrevistas etc. Há muitas imagens de shows, não apenas dos integrantes do grupo em cima do palco, mas também da própria platéia.

Cohen e a banda pensavam também em utilizar aspectos de “dub” (espécie de remix, onde efeitos sonoros são incluídos e alterados) na mixagem do áudio, construindo uma experiência musical que fosse além das inalteradas performances ao vivo e, ainda assim, mantivesse seu caráter “verdadeiro”.

A colaboração do Fugazi foi bastante intensa no filme. Durante 5 anos, foram capturadas imagens e material que pudesse se integrar num documentário distante do tradicional, e que fosse o mais próximo possível de um documento amplo e histórico. Antes ainda desse tempo de convivência com a banda, o diretor matinha contato com seus integrantes, fazendo-o inclusive na finalização do filme. O Fugazi participou extensivamente do processo de edição, com idéias e criando material sonoro especialmente para entrar na trilha.

Apesar de todo seu aspecto experimental, que o afasta dos documentários propriamente ditos para uma espécie de filme artístico ou um road-moive, ele registra a evolução e o íntimo de uma banda que sempre procurou exatamente a mesma coisa em suas canções: experimentar e fugir de regras preestabelecidas. Não espere assistir a um filme como “Anthology” dos Beatles, nem mesmo “The Great Rock n’ Roll Swindle”, dos Sex Pistols.

Fugazi

Formado em 1987 na capital norte-americana, o Fugazi é uma banda quase sempre citada como parte do chamado “pós-punk”, principalmente por seu principal nome, o guitarrista e vocalista Ian MacKaye, ter sido membro de um importante grupo punk, o Minor Threat. Ao formar a banda, Ian tinha como companheiro Jeff Nelson, que acabou saindo para montar outro projeto, o “Three”. Atualmente, os dois são sócios da Dischord Records, responsável pelos lançamentos do Fugazi.

Antes de tocar no Minor Threat, Mackaye formou a ingênua banda Teen Idles, em 1979, porém não obteve muito sucesso. Foi apenas a frente da já referida sumidade punk que ele despontou para os olhos da música internacional, criando para si uma imagem antidrogas e politicamente consciente. O movimento “Straight Edge” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Straight_edge), ligado a preceitos de vida ecológicos e anarquistas, nasceu através das letras e mensagens do Minor Threat, apesar de MacKaye negar a paternidade dos “edge kids”, como são chamados, por defender escolhas e modos de vida pessoais.

Outro aspecto bastante ímpar do Fugazi é sua preocupação constante com o público, algo que chama atenção pelo lado ético raras vezes visto no mundo do rock. Seus ingressos nunca passam de U$5, e seus shows são abertos para todas as idades, e podem ser realizados em lugares que vão além de clubs e ginásios, para mostrar que a música não tem barreiras.

Discografia
The Argument – 2001
End Hits – 1998
Red Medicine – 1995
In on the Kill Taker – 1993
Steady diet of nothing – 1991
Repeater - 1990


Jem Cohen

Nascido em Kabul, no Afeganistão, em 1962, onde seu pai trabalhava para o governo norte-americano, o cineasta Jem Cohen atualmente vive em Nova York e é reconhecido mundialmente por seu trabalho multifacetado ao longo de mais de 20 décadas. Sua ligação com a música sempre foi bastante forte, e gerou trabalhos com artistas como R.E.M., Sonic Youth, Tom Verlaine (Television), além do próprio Fugazi.

Sem formação acadêmica voltada para a sétima arte especificamente, Cohen preferiu se especializar em pintura e fotografia, que dariam a seus filmes traços singulares, numa contemplação e aproximação de diferentes formas artísticas, passando pelo documentário, retratos, videoclipes e outras criações, experimentais ou não.

Seu filme de estreia se intitula “Chain”, ganhou premiere no Berlin Film Festival e acabou levando o Independent Spirit Award. Em seguida vieram outros prêmios importantes, como Full Frame Documentary Festival, por “Benjamin Smoke”, Locarno, Bonn Videonale, Film + Arc e o Festival Dei Popoli, por “Lost Book Found”, um retrato de Nova York inspirado em Walter Benjamin, entre outros.

Cohen jamais conseguiu se adaptar à filosofia cinematográfica de Hollywood, apesar de ter trabalhado na parte técnica com nomes como Martin Scorsese, Alex Cox e John Sayles. Sua visão política aguçada e proposta artística não se encaixam muito ao mainstream como o conhecemos, estando mais próximo do lema punk “do it yourself”. “É muito inspirador para mim ver as pessoas aceitando coisas de fora da indústria musical, e isso me deu um tipo de modelo para trabalha fora da indústria do cinema”, diz o diretor.

Muitos de seus trabalhos, quando não são criados exatamente como instalações, ganham exibições em museus, galerias e outros espaços culturais que não uma sala de cinema tradicional. Isso aproxima cada vez mais a sua relação com outras formas de arte, e dá visibilidade ao tipo de filme que Cohen quer lever ao público. Retrospectivas desse tipo foram feitas em sua homenagem na Inglaterra, Argentina, Alemanha e Espanha, e em 2005 o Fusebox Festival, na Bélgica, o convidou para ser curador.

Filmografia:
The 8 (2009)
Chinatown Film Project (2009)
Evening's Civil Twilight in Empires of Tin (2008)
Long for the City (Patti Smith in New York) (2008)
Blessed Are the Dreams of Men (2006)
Building a Broken Mousetrap (2006)
NYC Weights & Measures (2005)
Chain (2004)
The Best of R.E.M.: In View 1988-2003 (2003) (V) (videos "E-Bow the Letter", "Nightswimming")
Benjamin Smoke (2000)
Little Flags (2000)
Amber City (1999)
Blood Orange Sky (1999)
Instrument (1998)
Lucky Three an Elliott Smith Portrait (1997)
Lost Book Found (1996)
R.E.M. Parallel (1995) (V) (video "Nightswimming")
Buried in Light (1994)
Black Hole Radio (1992)
Drink Deep (1992)
R.E.M.: This Film Is On (1991) (V) (videos "Belong", "Country Feedback")
R.E.M.: Pop Screen (1990) (V) (video "Talk About The Passion")
Just Hold Still (1989)
This Is a History of New York (1987)
A Road in Florida (1983)


Elenco:
Brendan Canty
Joe Lally
Ian MacKaye
Guy Picciotto

Equipe
Direção, Fotografia e Edição: Jem Cohen
Música Original: Fugazi
Departamento de Som: Andrew Kris, Nick Pellicciotto e Joey Picuri


*Release para a Mostra de Cinema Zona Livre 2010, no CCBB-RJ

Nenhum comentário: